O desembaraço aduaneiro é o processo de verificação pela receita federal de entrada e saída de todas as importações ou exportações no Brasil. Existem duas formas de desembaraço:

  • Desembaraço de importação
  • Desembaraço de exportação

A função desse processo é verificar se o que está sendo comprado ou vendido está regularizado. É verificada a situação cadastral da empresa importadora ou exportadora, o cadastro das mercadorias (feita no sistema SICOMEX) e a conformidade do que está sendo importado ou exportado segundo a legislação brasileira. São vários documentos que tem que estar simultaneamente em dia. 

Esse processo também envolve o recolhimento de tributos, sendo que a mercadoria só é liberada uma vez que estiver com toda a documentação necessária regularizada e com os tributos pagos (isso incluem impostos como:

Imposto de importação, imposto de exportação, taxas, taxas alfandegárias, ICMS, IPI, e etc.)

Tudo isso tem de ser realizado simultaneamente e de forma correta para não gerar bloqueios das mercadorias importadas ou exportadas.

Em alguns casos extremos, é necessário utilizar do mandado de segurança para liberação da mercadoria, o que somente um advogado pode realizar.

Por isso é fundamental consultar um advogado para auxiliar no processo aduaneiro para evitar complicações e retenções de mercadoria.

Assuntos Relacionados

Advogado Tributário

Imposto de Renda

Simples Nacional

Teses Tributárias

Alíquota

Execução Fiscal

Responsabilidade Tributária do Sócio

Processo Administrativo Fiscal

Desembaraço Aduaneiro

Defesa em Execução Fiscal

Auto de Infração – O que Fazer?

Cobrança Indevida do DIFAL em Empresas do Simples Nacional