Ao receber um Auto de Infração procure um advogado imediatamente.

Auto de Infração é a maneira que o Fisco tem de informar o contribuinte (pessoa física ou jurídica) que está em atraso com alguma obrigação tributária. É um documento formal que descreve a natureza da dívida, o tributo devido, a data de vencimento da obrigação, aplicação de multas, bem como os dados do contribuinte. Dessa forma, o auto de infração deve conter detalhadamente todas as informações relativas à dívida.

Auto de Infração é essencial para o Processo Administrativo Fiscal, processo no qual a administração pública irá apurar e iniciar a cobrança da dívida.

Receber o auto de infração significa o início da contagem do prazo para defesa administrativa ou até mesmo judicial, dependendo do caso. Por isso, é fundamental procurar o advogado para dar início à defesa. Não apresentar defesa pode ter consequências graves, pois pode acarretar no início de uma execução fiscal contra o contribuinte. 

Além do que, o advogado irá também verificar a validade da cobrança. A apresentação de uma defesa administrativa deve ser feita no prazo máximo de 30 dias. O órgão fiscalizador irá analisar a defesa e julgar se procede ou não o Auto de Infração.

Com o julgamento na esfera administrativa, caso o contribuinte ainda discorde da cobrança, caberá ainda medida processual perante o poder judiciário.

Para saber mais sobre o Auto de infração procure um advogado e agende uma consulta.

Assuntos Relacionados

Advogado Tributário

Imposto de Renda

Simples Nacional

Teses Tributárias

Alíquota

Execução Fiscal

Responsabilidade Tributária do Sócio

Processo Administrativo Fiscal

Desembaraço Aduaneiro

Defesa em Execução Fiscal

Auto de Infração – O que Fazer?

Cobrança Indevida do DIFAL em Empresas do Simples Nacional